A mais-valia estética do signo

Não sabe o que quer dizer? Eu explico. É quando um par de havaianas pode custar R$ 400,00 na Europa ou quando açaí vira signo de "vida saudável", triplicando de preço em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Ou seja, acontece uma atribuição totalmente arbitrária de valor.

Há exemplos bem mais impressionantes do que o nosso açaí. O sapatinho abaixo custa a bagatela de US$ 1.600.000. Os rubis são de Burma, já chamada de Birmânia e hoje conhecida como Myanmar. No sudeste da Ásia, fazendo fronteira com a Índia, Myanmar é um dos países mais pobres do mundo. Mas, claro, rico em rubis. Os rubis de Burma, aliás, são os mais valiosos do mundo. Um detalhe: o IDH de Myanmar está entre os 40 piores.

Comentários

  1. As contradições do consumo. Os países de riquezas naturais, em regra, são os mais pobres.
    A mais valia.

    Abs.
    Parabéns pelo blog

    Bochenek

    ResponderExcluir
  2. Lu, acho extremamente elucidativa essa abordagem da "mais-valia estética do signo". Conecta-se de forma natural, acho, com o consumo como identidade.
    Parabéns pela contribuição que você vem dando às pessoas para estarem mais conscientes de, por que razões, consomem o que consomem -- para eventualmente deixarem de fazê-lo.
    Beijos, Homero

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas