Do carvão ao objetos do nosso cotidiano



Devíamos saber mais sobre as condições de produção do aço que origina nossas geladeiras, fogões e carros. Falar de aço é falar de ferro-gusa, do qual provém. Falar de ferro-gusa é falar de carvão, que serve de combustível e também para separar o ferro, antes de virar aço. Falar de carvão é, no Brasil, lembrar da situação de inúmeros trabalhadores, afetados nas condições mínimas de exercício do seu labor.




Antes de dizermos que o consumo não tem nada a ver com isto, devíamos pensar que o fluxo de bens que validamos como desenvolvimento e crescimento económico e o fluxo das matérias primas que tornam possíveis estes bens contam, ambos, uma história. São bens e recursos que afirmam simbolicamente uns, mas que, também, depreciam e invisibilizam outros. Há um problema sócio-ambiental que advém do ritmo do consumo, sim, mas há, também, outro problema que deriva da mecânica de classificação social que a geopolítica do consumo alimenta.


Da história deste fluxo (de produção do aço e dos bens de consumo a ele relacionados)  participam não só pequenos negócios ilícitos, como os fornos ilegais de carvão espalhados aqui e ali, mas também grandes corporações. Nós devíamos, mesmo, pensar nos processos que dão origem aos nossos carros, fogões e geladeiras. Não para acionar mecanismos de culpa, mas para entender do que são feitas as coisas que polvilham o nosso cotidiano. Precisamos discutir seriamente o tal brilho das mercadorias, bem como o discurso institucional de bom-mocismo que, vez por outra, ajudamos a validar.

Segue abaixo uma matéria que me fez pensar sobre estas coisas hoje:


==

Créditos de imagem:
- http://perolanews.com.br/noticias/ladario/mmx-e-notificada-pelo-mptms-por-causa-de-trabalho-degradante-em-carvoaria
- http://www.meionorte.com/noticias/economia/carros/brasileiro-compra-mais-carro-e-producao-fechou-no-maior-nivel-em-24-anos-com-crescimento-de-24-4-122274.html

Comentários

Postagens mais visitadas