Mudanças

Seis anos no CES. Dois pós-docs.

Olhando pra trás, já lá se vão 19 anos de docência e 10 de pesquisa, muitos dos quais vividos no Brasil. Alguns em São Paulo; outros no Rio de Janeiro.

A decisão de vir para Portugal, na ocasião, não foi simples. Implicou a ruptura de uma relação de trabalho de muitos anos no Rio de Janeiro. Muitos anos como professora da UERJ, que considero ter sido minha segunda casa - por muito tempo e por muitos motivos. Saudade das gerações de alunos que, hoje, vejo tomarem rumos na Comunicação, indo para os mais diferentes espaços.

Apesar da dificuldade que a mudança sempre implica, eu precisava de novos desafios. Mas não foi simples. Quem já tentou, sabe que não é fácil sair do País. Menos ainda construir uma carreira científica fora dele.

Minha chegada em Portugal foi tímida, silenciosa. A mudança de área científica foi uma aposta - e ela trazia riscos. A Comunicação era um porto seguro que eu já conhecia. A Sociologia um mar aberto. Lancei-me ao mar.

Por tudo isto, hoje é um dia importante. 

Perante a assembléia de associados, tornei-me investigadora permanente do CES.

Comentários

Postagens mais visitadas